Prevenir em Ortodontia/Ortopedia Facial é antecipar a ação antes da instalação de problemas na mordida e na posição dos dentes. A estas alterações nós cirurgiões dentistas denominamos de más oclusões.
A grande plasticidade dos tecidos moles e ósseos é uma importante característica da face humana durante a infância. Até os 6 anos de idade a face atinge cerca de 80% do volume de uma face adulta.
Em nossa prática sugerimos que ao redor dos 4 anos a criança deva ter sua primeira consulta ortodôntica. Esta consulta tem como objetivo principal dar orientações que gerarão atitudes preventivas e positivas para o desenvolvimento das arcadas dentárias e da face.
Estas atitudes compreendem desde uma boa orientação da higienização bucal, orientação mastigatória, previsão das condições de espaço para os futuros dentes, avaliação do crescimento facial, etc. Além disto, a observação de problemas alérgicos, respiratórios ou relacionados com o sono merecerá o encaminhamento para profissionais da área médica para avaliação e tratamento. A prevenção começa com um paciente bem informado.
Após o primeiro exame o acompanhamento periódico dará segurança para os pais saberem se haverá realmente a necessidade de tratamento ou a melhor época para iniciá-lo.
Caso já haja uma má oclusão instalada o problema poderá ser resolvido pontualmente e precocemente de forma rápida evitando tratamentos longos e mais agressivos no futuro.
Neste caso a terapêutica é dirigida para o desenvolvimento das arcadas dentárias, harmonização do crescimento facial e para a obtenção de uma função muscular equilibrada.
Portanto, recomendamos que uma visita a um especialista em Ortodontia seja feita o mais precocemente antes que problemas mais sérios sejam estabelecidos.