Novas tecnologias tem permitido a utilização de aparelhos chamados “invisíveis”.
O tratamento é feito através de alinhadores transparentes que reposicionam os dentes passo a passo.
São diferentes por serem mais estéticos e por não fazerem uso dos bráquetes colados aos dentes, como nas técnicas convencionais. A transparência e encaixe perfeitos garantem que fiquem imperceptíveis na boca do paciente sem comprometer a fala e a rotina diária. A maioria das pessoas nem vai notar que você está em tratamento. Uma outra grande vantagem destes aparelhos é que eles podem ser removidos antes das refeições e também para a escovação dos dentes.
Estes alinhadores são construídos através de um programa de software depois de um planejamento virtual do tratamento. Isto define não só a movimentação dentária para o caso em estudo, mas também o número de alinhadores necessários. Estes alinhadores deverão ser trocado a cada 15 ou 21 dias.
Inicialmente o paciente necessita realizar exames completos de diagnóstico que compreendem uma tomografia de feixe cônico que junto com as fotos, modelos digitais permite um diagnóstico em 3 dimensões e a realização do planejamento específico do caso.
Como qualquer tipo de tratamento este exige também do profissional que o executa uma competência avançada para um diagnóstico e planejamento adequados, de modo a atingir não só objetivos estéticos, mas principalmente os objetivos de ordem funcional.
Por isto recomenda-se que o paciente procure um especialista em Ortodontia, profissional capacitado para a realização desta modalidade de tratamento.