Do ponto de vista ortodôntico a mastigação tem um papel importante no crescimento e desenvolvimento da face.
A mastigação é uma das funções mais importantes do sistema estomatognático, sendo a fase inicial do processo digestivo, que se inicia na boca.
A mastigação fisiológica e ideal do ser humano é a mastigação bilateral alternada. Ciclos mastigatórios tanto de um lado como do outro e sendo realizada com os lábios ocluídos são apontados como um padrão maduro de mastigação.
Quando a mastigação é unilateral, ou seja, feita somente em um lado haverá prejuízos para as arcadas dentárias e face.
Podem ocorrer interferências na mordida, mordida cruzada posterior unilateral, distúrbios na articulação temporomandibular e assimetria facial que podem se perpetuar na fase adulta. O estímulo unilateral faz com que as estruturas se desenvolvam de forma diferente, como um indivíduo que exercita apenas um lado do corpo.
A função assimétrica da musculatura vai proporcionar um crescimento ósseo assimétrico, uma vez que função e forma andam de mãos dadas.
Os estudos de incidência tem demonstrado que a proporção de indivíduos que executam mastigação unilateral é bem significativa na população, revelando a importância da mastigação unilateral ser detectada e prevenida para evitar-se, assim, problemas na mordida e na face.